Serviço de Informática
Missão
O Serviço de Informática tem por missão assegurar a instalação, manutenção e operacionalidade de todos os recursos e sistemas informáticos da ESEIG, prestando apoio técnico a docentes, estudantes e funcionários na utilização desses recursos e sistemas.
Competências Específicas
- Assegurar a gestão e a manutenção das infraestruturas de rede, de comunicação e de telecomunicações
- Gerir os diversos serviços de rede (DNS, Proxy, endereçamentos do protocolos IP, FTP, Autenticação, etc.)
- Definir e implementar políticas de segurança quer ao nível das redes, quer ao nível dos sistemas de informação
- Definir e implementar políticas de segurança (backups) e de recuperação de dados
- Gerir todo o parque informático da ESEIG – nomeadamente os recursos informáticos existentes em salas de aula, laboratórios, biblioteca, área administrativa e noutros serviços de apoio.
- Prestar apoio técnico a toda a comunidade da ESEIG na resolução de problemas relacionados com equipamentos ou software
- Instalar e gerir todo o software de apoio ao ensino e à investigação
- Assegurar as atualizações de software de acordo com as licenças de campus que a ESEIG dispõe
- Gerir licenças e contratos de manutenção relacionados com software e equipamentos informáticos
- Propor regulamentos de acesso e de utilização dos recursos informáticos da ESEIG
- Propor a aquisição de equipamentos e software solicitados pelo próprio centro de informática, pelos departamentos e serviços da ESEIG
- Elaborar estatísticas de disponibilidade da rede e da utilização dos recursos informáticos
-
Gerir o sítio web da ESEIG
- Garantindo a disponibilidade e atualização do servidor web
- Definindo e mantendo a estrutura do sítio web
- Assegurando a publicação dos conteúdos