Docentes e diplomados da ESEIG publicam em Portugal by Design

Acabado de publicar, Portugal by Design, é um livro que procura destacar projetos relevantes de design portugueses. É neste contexto que a ESEIG se congratula com a presença dos docentes (Pedro Serapicos e Rui Alves) e, sobretudo, de profissionais licenciados na nossa casa (Hélder Dias e Vitor Claro) já com lugar entre o melhor do design feito em Portugal. Esta publicação, com design do atelier Silvadesigners, integra projetos de 95 designers portugueses, numa edição bilingue. Simultaneamente, será lançada uma app associada, que permite a difusão mundial dos seus conteúdos, distribuída gratuitamente na App Store e na Newstand da Apple.

A cerimónia de lançamento do livro, que decorreu a 6 de setembro, no Café Martinho da Arcada, em Lisboa, contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, da comissária do Ano do Design Português, Guta Moura Guedes, e do autor e designer, Jorge Silva.

Segundo Guta Moura Guedes, comissária do Ano do Design Português, o resultado deste trabalho constitui uma imagem impressionante da enorme vitalidade, pluralidade e qualidade que o design nacional apresenta neste momento. O livro traz-nos a força de um grupo de criadores, autónomos, independentes, versáteis, mas também contribui para a construir uma nova perceção sobre um país que, de forma cada vez mais expressiva, se destaca pelo seu posicionamento na área das indústrias culturais e criativas. Esperamos que este Portugal by Design seja o primeiro de uma série e que acompanhe o desenvolvimento e a estruturação de uma relação útil entre o estado e a sociedade civil nesta que é uma das disciplinas mais importantes do século XXI: o design.

António Pires de Lima, Ministro da Economia, refere que Portugal by Design mostra o talento que existe em Portugal mas, mais importante ainda, mostra que investir na criatividade e apoiar os nossos designers e artistas significa contribuir para o desenvolvimento cultural e económico do país e preservar a identidade cultural portuguesa; não há dúvida de que o talento destes profissionais permite que outras indústrias, como o mobiliário ou a moda, citando apenas dois, se distingam e conquistem mercados internacionais.

O Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, salienta a relevância que o governo português reconhece à disciplina do design que cruza arte e tecnologia, estética e funcionalidade, abstração e concretização, no sistema cultural, social e económico de Portugal; constitui um impressivo mostruário e merecido testemunho da vitalidade e diversidade do design e dos designers portugueses. O crescente reconhecimento que o design tem conhecido no nosso país e no estrangeiro é, assim, o corolário lógico do desenvolvimento que a disciplina tem tido entre nós, manifestando-se, também, nos prémios de relevância internacional com que os nossos designers têm sido agraciados. O passo seguinte é a consolidação do reconhecimento internacional, para que este Ano do Design procurou contribuir, no quadro das iniciativas tomadas pelo Governo, para promover internacionalmente diferentes domínios da criação artística portuguesa. Essa é uma tarefa na qual o estado, as empresas e a sociedade civil devem, de forma consistente, estar empenhados.