II Workshop de Pós-Graduação em Ciência da Informação

No dia 11 de novembro, a ESEIG/IPP acolheu a realização do II Workshop de Pós-Graduação em Ciência da Informação (2WPGCI). O evento é uma iniciativa do GT de Ciência da Informação, da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação), e este ano foi organizado em parceria entre a ESEIG/IPP, a Universidade do Porto e a Universidade de Aveiro.

O 2WPGCI promoveu a apresentação e a discussão pública de trabalhos de pós-graduação em Ciência da Informação, permitindo a divulgação dos projetos que estão a ser realizados ao nível do 2º e 3º ciclos bem como a partilha de experiências, reforçando a colaboração entre os membros da comunidade científica desta área.

A conferência de abertura, a cargo do Prof. Armando Malheiro da Silva (FLUP), promoveu a discussão da integração da Ciência da Informação na interdisciplina das Ciências da Comunicação, alinhavando fundamentos para um “manifesto” epistemológico. Foram apresentados 17 trabalhos de mestrado e de doutoramento desenvolvidos em instituições de ensino superior portuguesas e brasileiras, contribuindo a iniciativa para o estreitar de relações entre investigadores de ambos os países. As temáticas apresentadas foram diversificadas e representam uma imagem da dinâmica de investigação que está a ser desenvolvida na área da Ciência da Informação.

O Workshop registou uma significativa adesão por parte da comunidade científica, contando com 106 participantes, que contribuíram ativamente para o debate e para a partilha de ideias.