Curso de certificação: Entrevistas Baseadas em Competências

As Entrevistas Baseadas em Competências (EBC) são um tipo de entrevistas estruturadas e são geralmente tidas como um método eficiente para ultrapassar muitos dos problemas habitualmente surgidos em entrevistas.

Data: 05 e 19 de junho de 2015

Hora: 09h - 13h | 14h - 17h

Entidade Certificadora:
Pessoas & Sistemas
Consultadoria em Gestão e Recursos Humanos

Participação limitada a 25 pessoas
Sujeito a confirmação depois de paga a inscrição

Valor da inscrição: 245€
NIB:078101120112001203719

Aplicações Profissionais

A certificação em EBC tem múltiplas aplicações:

• Entrevistas de Seleção;
  • Avaliação para promoção;
  • Avaliação para apoio à Gestão de Carreiras;
  • Coaching.

Formadora: Filipa Pires

Formação superior e pós-graduada em Sociologia, Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas
Colabora no mestrado “Gestão e Desenvolvimento de RH”, na ESEIG- Escola Superior de Estudos Industriais e Gestão.
Com experiência na criação, implementação e avaliação de políticas de Recursos Humanos, nomeadamente na criação de programas de desenvolvimento e avaliação.
É Assessment & Development Centre Certified Professional da A&DC (UK).
TriMetrix Certified Professional pelo the Brooks Group (USA).
Experiência de trabalho na área das Competências em Organismos Públicos, Serviços, Indústria e Consultoria.

Formadora: Alexandra Pinto

Licenciada em Recursos Humanos, ESEIG – Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (IPP)
Pós Graduada em Sistemas Integradas de Gestão, Qualidade, Ambiente e Segurança, ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto (IPP).
Experiência na área de Gestão de Recursos Humanos e Gestão da Formação em várias empresas.
Formadora desde 2002 na área comportamental, Recursos Humanos e formação pedagógica.
TriMetrix Certified Professional pelo the Brooks Group (USA).
É Assessment & Development Centre Certified Professional da A&DC, pela Pro Unicenter.
Experiência profissional em empresas de serviços e indústria (Formação e Consultoria)
Júri de avaliação de competências na Universidade Católica Portuguesa – Porto

Objetivos a cumprir durante o curso

• Contextualizar a entrevista;
  • Identificar Competências;
  • Princípios Básicos para Elaborar ‘Perguntas Abertas Baseadas em Competências’;
  • Usar perguntas com alinhamento para recolha de dados;
  • Aspetos práticos da Entrevista;
  • Linhas de orientação para entrevistas;
  • Avaliar informações recolhidas numa EBC e incorpora-las numa decisão.

Requisitos para a obtenção da certificação

• Frequência do curso.

Comprovar um dos seguintes aspetos curriculares:*

• Experiência profissional em realização de entrevistas de avaliação de pessoas no âmbito do recrutamento e seleção, orientação vocacional e de carreira;
  • Certificação em Coaching;
  • Formação superior e/ou pós-graduada em Recursos Humanos, Psicologia ou similar, incluindo estudantes de licenciatura a partir do 2º ano de curso.
*Pode entregar durante a frequência do curso

Caracterização das EBC

As EBC usam uma abordagem estruturada para aferirem informação relevante acerca das pessoas entrevistadas, de modo a suportar uma decisão acerca da capacidade do candidato.

Para tal, a EBC concentra-se na obtenção de exemplos de comportamento que sejam relevantes mediante os requisitos de uma determinada função ou objetivo.

O entrevistador pode, então, classificar tais exemplos de acordo com competências pré-determinadas e usar essa informação para prever o desempenho futuro do indivíduo.

O objetivo da EBC é determinar até que ponto alguém demonstra possuir determinadas competências através dos comportamentos que manifesta.

Vantagens da EBC

Classificação de comportamentos Os entrevistadores são instruídos no sentido de fazerem perguntas de teor comportamental e de darem seguimento, com base nas respostas, até que o comportamento em causa seja clarificado.

Avaliação face a um referencial As avaliações numa EBC são sempre feitas tendo em conta um parâmetro definido para cada competência, e não tendo em conta outros candidatos.

Diminuição do impacto dos preconceitos O impacto dos preconceitos e estereótipos é atenuado graças à ênfase colocada na recolha e transmissão de comportamentos relativos a cada competência.

Uso conjunto com outros métodos A EBC pode ser usada em conjugação com quaisquer outros mecanismos de avaliação, tais como simulações comportamentais.