ESEIG e IPP participam em estudo sobre e-Learning no Ensino Superior

• Escrito por Lino Oliveira

A apresentação do estudo "Governação e as Práticas do e-learning no Ensino Superior" e dos seus objetivos foi feita em duas sessões, uma no ISCTE-IUL em Lisboa no dia 26 de março e outra na Reitoria da UP no Porto do dia 17 de abril.

O estudo, promovido pelo Observatório Panorama e-Learning (http://www.panoramaelearning.pt) e coordenado por Ana Dias (Universidade do Minho), Paula Peres (Politécnico do Porto) e Neuza Pedro (Universidade de Lisboa), tem por objetivo avaliar o estado do e-Learning nas instituições de Ensino Superior.

As sessões visaram também a promoção do debate à volta da prática do e-Learning com os seus protagonistas e o seu envolvimento no estudo de modo a obter respostas para algumas questões como:

• Ensino a distância no Ensino Superior, quais as práticas?
  • Há dados quantitativos sobre cursos a distância?
  • O que são cursos a distância no Ensino Superior?
  • Como regular o funcionamento?
  • Como financiar de forma eficaz?
  • Como promover a qualidade?

A ESEIG participou nestas sessões com a presença de Lino Oliveira, Vice-Presidente e responsável pela unidade de I&D do e-IPP - Unidade de e-Learning do Politécnico do Porto.

O Instituto Politécnico do Porto (IPP) esteve também representado ao mais alto nível, através dos Vice-Presidentes Carlos Ramos e Luis Lima e da coordenadora do e-IPP Paula Peres. A comitiva contou ainda com elementos das suas escolas. Para além do Vice-Presidente da ESEIG, participou também Anabela Mesquita, Vice-Presidente do ISCAP.

Esta presença significativa do IPP demonstra a importância que o instituto e as suas unidades orgânicas atribuem ao e-Learning como forma de potenciar e consolidar a sua oferta formativa.

Alguma documentação tem sido partilhada no grupo do Observatório no Facebook https://www.facebook.com/groups/panoramaelearning no qual se dinamiza um debate aberto que visa contribuir para a reflexão mais alargada sobre o conceito e a terminologia, a legislação e regulação existente, a certificação da qualidade nacional e internacional.

Por outro lado, no Observatório já se encontram alguns artigos de investigadores nacionais e será adicionada legislação e regulação relevante de outros países à medida que for feito o trabalho de benchmarking. Ver mais em www.panoramaelearning.pt