Marcelo Rebelo de Sousa elogia papel dos Politécnicos no panorama do Ensino Superior

Marcelo Rebelo de Sousa, convidado de honra do 25º aniversário da ESEIG – Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, do Politécnico do Porto,considerou ontem que os Institutos Politécnicos são “um exemplo de êxito no panorama do ensino superior em Portugal”, tendo defendido como inevitável, na próxima legislatura, a revisão do RJIES – Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior.

Perante um auditório que ficou repleto para assistir a uma aula de sapiência do comentador e professor universitário, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que o ensino superior não pode planear “porque não sabe o que tem para investir no dia seguinte”, tecendo duras críticas ao atual Regime Jurídico do Ensino Superior que considerou “rigidamente dualista naquilo que lesa os politécnicos e monista no que diz respeito às universidades”.

O Professor corroborava a intervenção que o antecedeu da Presidente do Instituto Politécnico do Porto, Rosário Gambôa, que admitiu, em dia de aniversário de uma das Escolas do Universo IPP, que “é muito difícil fazer o nosso trabalho pelo nome que temos e não pelo que fazemos”, numa alusão à necessária reforma do ensino superior. A Presidente do IPP lembrou também que “a tutela não regula o que devia regular e por isso temos um modelo de controlo que não incentiva a transversalidade”, mas que permite que todas as instituições façam o mesmo, prejudicando a diversidade.
Nesta cerimónia intervieram também o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira. Convidados foram também os dois antecessores, respetivamente, Mário de Almeida e Macedo Vieira, autarcas que acompanharam o processo de instalação da ESEIG.

À aula de sapiência, proferida por Marcelo Rebelo de Sousa, seguiu-se o reconhecimento público da ESEIG aos estudantes que se evidenciaram pelo seu percurso académico, com a entrega de diplomas e prémios àqueles que concluíram os cursos com a média mais elevada.
Num dia aberto à comunidade académica e local foram ainda distinguidos os parceiros da ESEIG, bem como as entidades que marcaram estes 25 anos da Escola, que abriu portas com um Curso de Contabilidade e Gestão e que hoje tem uma rede de relações inteligentes.

Ver mais fotos - Galeria de Imagens