Projectos

Estimação Não-Invasiva dos Níveis de Glicemia

O número de pacientes diabéticos no mundo tem aumentado exponencialmente devido à deterioração dos hábitos alimentares. Em alguns casos o controlo da diabetes passa pela avaliação do nível de glicemia actual, através da recolha por picada de uma amostra de sangue, e posterior administração de uma dose adequada de insulina. Existem dados científicos que apontam para a existência de uma relação entre a morfologia do ECG e os referidos níveis de glicemia no sangue. Neste projecto procura-se por um lado o desenvolvimento de um dispostivo móvel e de baixo custo que permite a monitorização contínua do padrão ECG e por outro a estimação dos níveis de glicemia a partir de características morfológicas extraídas dessa padrão.

Este projecto está em desenvolvimento há cerca de 2 anos e foi já alvo de uma reportagem televisiva e de artigos em jornais.

Predição de Crises Epiléticas

O estudo das alterações dinâmicas da actividade neuronal que precedem uma crise epiléptica pode permitira uma caracterização do estado pré-ictal vários minutos antecedendo uma crise. Esta caracterização permitirá alertar o doente para que ele tome medidas no sentido de preservar a sua privacidade e aumentar a sua segurança.

Este projecto encontra-se em desenvolvimento com a participação de alguns alunos e motivou já o interesse do serviço de Neurologia do Hospital Pedro Hispano e respectiva Unidade de Monitorização Prolongada de Epilepsia.