Turismo e Informação Turística

Descrição

Descrição Geral

Este curso visa a formação de profissionais capazes de introduzir importantes dinâmicas nos destinos e nas empresas, desenvolvendo, criando e gerindo oferta de recursos e produtos turísticos atractivos. Visa garantir uma formação técnica especializada na área da informação, acompanhamento e aconselhamento de turistas nacionais e estrangeiros, respondendo às necessidades do mercado local e global.

Atividades principais

  • Gerir e organizar itinerários e produtos turísticos, e coordenar atividades em empresas e organizações do turismo, promovendo o desenvolvimento de um turismo de qualidade em Portugal.
  • Organizar estudos orientados para o levantamento dos perfis e das necessidades de públicos-alvo específicos no sentido de conceber serviços turísticos inovadores e adequados.
  • Planear e desenvolver estudos de diagnóstico e de análise das potencialidades turísticas de um contexto específico.
  • Coordenar e planear as estratégias de marketing e as novas políticas de gestão dos diferentes canais de venda e perfis de clientes.
  • Promover a análise das mais recentes tendências de mercado turístico, com vista a planear, gerir e coordenar todas as atividades vocacionadas para o serviço turístico e de apoio ao turista.
  • Gerir a informação turística e a comunicação no turismo no sentido de captar e fidelizar diversos públicos-alvo.
  • Coordenar e garantir a implementação das estratégias de gestão do turismo.
  • Planear e desenvolver os sistemas de informação de gestão do turismo, com recurso a aplicações informáticas adequadas.
  • Promover e organizar atividades de informação turística.
  • Organizar e orientar visitas multilingues a locais de interesse turístico.
  • Promover e implementar itinerários turísticos adequados aos mercados-alvo identificados.
  • Desenvolver materiais multilingues de promoção turística.
  • Elaborar pacotes turísticos adequados aos mercados-alvo identificados.
  • Planear, conceber e supervisionar atividades que promovam o potencial e os recursos turísticos regionais no âmbito da atuação das diversas empresas e organizações do turismo.
     

Saídas Profissionais

  • Agentes de viagens
  • Operadores turísticos
  • Técnicos em Organizações de Turismo
  • Técnicos em Empresas de Animação Turística
  • Guias Turísticos
  • Guias de Museu

Plano de estudos

1.º Ano

Unidade Curricular Tipo Horas de Contacto ECTS
História de Portugal Anual 45 4
Cultura e Património Anual 60 5
Língua Portuguesa Anual 45 4
Processos de Recolha de Informação Anual 45 4
Língua Inglesa Aplicada Anual 60 4
Gestão da Informação no Turismo Anual 60 6
Gestão da Comunicação no Turismo Anual 60 6
Promoção e Dinamização de Destinos Turísticos Anual 45 6
Introdução ao Turismo 1.º Semestre 45 6
Técnicas de Informação e Comunicação 1.º Semestre 30 4
Marketing Turístico 2.º Semestre 30 6
Geografia do Turismo 2.º Semestre 45 5

Acesso

Condições de acesso e informações sobre candidaturas em: https://www.eseig.ipp.pt/candidaturas/tesp

Propina: 750€ / Ano

Pagamento de Propinas: Numa única prestação no ato da inscrição/matrícula ou em 10 prestações:

Autenticação

Utilize as mesmas credenciais de acesso ao Portal Académico