Operações Hoteleiras

Descrição

Descrição Geral

O Curso Técnico Superior Profissional em Operações Hoteleiras visa conferir qualificação superior profissional preparando os alunos para planear , gerir e coordenar o departamento de alojamento, organizar, gerir e supervisionar equipas de trabalho, elaborar programas de ocupação do alojamento, gerir e executar operações de produção e serviço do departamento de comidas e bebidas e planear estratégias de marketing para a gestão dos diferentes canais de venda e perfis de clientes.

Atividades principais

  • Planear, gerir e coordenar as secções de front office, andares e lavandaria, garantindo a excelência dos serviços prestados ao cliente e hóspede;
  • Elaborar o organograma do departamento de alojamento e respetivas responsabilidades e funções participando no recrutamento e seleção dos colaboradores;
  • Supervisionar e garantir a implementação das estratégias de gestão do departamento de alojamento;
  • Gerir o sistema de sugestões/reclamações de clientes;
  • Planear e desenvolver os sistemas de gestão da atividade comercial, com recurso a aplicações informáticas adequadas;
  • Coordenar e planear as estratégias de marketing e as novas políticas de gestão dos diferentes canais de venda e perfis de clientes;
  • Gerir a análise dos principais indicadores de gestão e implementar ações corretivas no domínio da gestão;
  • Elaborar e acompanhar a execução dos objetivos e orçamentos do departamento de alojamento;
  • Desenvolver a análise das mais recentes tendências de mercado ao ambiente de trabalho do departamento de alojamento;
  • Gerir os recursos humanos do departamento de forma a garantir um ambiente seguro e adequado tanto a clientes como colaboradores;
  • Supervisionar as normas de serviço e implementar sistemas de controlo do seu cumprimento numa ótica de melhoria contínua;
  • Gerir o cumprimento do orçamento do departamento, os resultados financeiros do negócio e a análise dos mesmos de forma a desenvolver a resolução de possíveis falhas;
  • Gerir e executar operações de produção e serviço do departamento de comidas e bebidas.

Saídas Profissionais

  • Recepcionista
  • Chefe de recepção
  • Diretor de alojamento
  • Governante geral
  • Governante de andares
  • Empregado (a) de andares
  • Empregado (a) de lavandaria/rouparia

Plano de estudos

1.º Ano

Unidade Curricular Tipo Horas de Contacto ECTS
Língua Inglesa Aplicada Anual 90 7
Língua Francesa Aplicada Anual 60 5
Métodos Quantitativos Anual 30 3
Gestão de Alimentos e Bebidas Anual 60 7
Gestão de Operações de Alojamento Anual 90 9
Gestão e Organização do Serviço de Andares Anual 60 6
Técnicas de Cozinha e Pastelaria Anual 60 5
Técnicas de Restaurante e Bar Anual 60 5
Introdução ao Turismo, Hotelaria e Restauração 1.º Semestre 30 3
Regras e Protocolo Empresarial 1.º Semestre 30 3
Higiene e Segurança Alimentar 2.º Semestre 30 3
Contabilidade Aplicada 2.º Semestre 30 4

Acesso

Condições de acesso e informações sobre candidaturas em: https://www.eseig.ipp.pt/candidaturas/tesp

Propina: 750€ / Ano

Pagamento de Propinas: Numa única prestação no ato da inscrição/matrícula ou em 10 prestações:

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