Gestão de Unidades de Turismo em Espaço Rural

Geral

O turismo é responsável, em Portugal, por receitas na ordem dos 13 mil milhões de euros/ano, ou seja, 10% do produto interno bruto (PIB) português e emprega cerca de 10% da população ativa nacional.

O Turismo Rural apresenta já contribuições positivas para a economia local, tais como a criação e a diversificação de emprego, o desenvolvimento de novos serviços, a conservação da natureza e o apoio ao artesanato local.

Se aplicado de uma forma sustentável, o crescimento do Turismo Rural facilita a criação de emprego, o desenvolvimento regional e melhora a qualidade de vida dos seus habitantes.

Enquadramento

O Curso de Pós-graduação (Especialização Avançada) em Gestão de Unidades de Turismo em Espaço Rural encontra-se adequado ao processo de Bolonha e é promovido pela Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão em parceria com o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Para o Plano de Estudos e funcionalidade do Curso conta ainda com a estreita colaboração da Turihab- Associação do Turismo de Habitação (Solares de Portugal e Casas de Campo).

Sendo o Turismo um dos setores da economia com maior taxa de crescimento é necessário dotar os seus profissionais de elevados níveis de competência e especialização. Além da formação dos futuros profissionais do setor, pretende-se a qualificação dos profissionais em exercício que garantam a melhoria contínua e sustentada das unidades de Turismo em Espaço Rural.

Aspira-se proporcionar conhecimentos técnicos especializados para que os discentes enfrentem as realidades do Turismo Rural, dotando os formandos de capacidades operacionais e de gestão em diferentes áreas. O Curso de Pós-graduação (Especialização Avançada) em Gestão de Unidades de Turismo em Espaço Rural encontra-se organizado em dois semestres letivos, num total de doze unidades curriculares (seis por semestre), onde as áreas científicas de Hotelaria e Restauração e Turismo e Lazer predominam.

A estrutura curricular do Curso tem uma abordagem multidisciplinar com o contributo de várias Unidades Curriculares: Turismo em Espaço Rural, Gestão de Alojamento, Food & Beverage: aplicação, Food & Beverage: gestão, Empreendedorismo e Plano de Negócios, Marketing aplicado ao TER, Animação e Informação Turística, Património e Arquitetura Tradicional, Gestão Financeira e Controlo de Gestão, Gestão de Qualidade e Certificação do TER, Gestão de Eventos e Seminários Técnicos.

Sistema de ensino

Tendo em consideração não só os destinatários da oferta formativa vertente (entidades com percurso académico ou personalidades com perfil profissional), mas também o consórcio de entidades proponentes (Porto-Estoril), considerou-se relevante optar por uma metodologia de ensino-aprendizagem suscetível de atenuar os efeitos da componente localização geográfica e, em decorrência e acréscimo, capaz de permitir o acesso ao curso de especialização avançada a quem, imerso na teia das obrigações empresariais e/ou profissionais, de outro modo teria o acesso a esta formação vedado (por exemplo, os proprietários de unidades de TER).

Nesta ótica, são disponibilizadas aos discentes duas formas distintas de acompanhar as sessões: i) modalidade presencial tradicional em sala de aula; ii) modalidade de assistência à distância síncrona, através de transmissão em canal específico. Em qualquer dos casos, os alunos terão oportunidade de revisitar qualquer uma das sessões transmitidas já que as mesmas são arquivadas e disponibilizadas no canal do curso (acesso assíncrono).

Paralelamente, está criado - e disponibilizado o acesso aos alunos através da internet – um ambiente virtual de aprendizagem (sistema Moodle) que permitirá, mediante um horário previamente divulgado, o contacto direto dos alunos com os professores das diversas unidades curriculares, bem como a receção e troca de pacotes de informação relevante e, igualmente, a interação interna do corpo discente.

Global e resumidamente, duas ideias chave justificam a opção “Blended Learning”: i) colocar no mercado da oferta formativa nacional um produto da mais alta qualidade que, embora acessível de qualquer ponto do território nacional, não descura a componente high touch, tão importante no ensino quanto na atividade turística; ii) ir de encontro à natureza específica do turismo em espaço rural e das suas necessidades formativas, a difusão/desconcentração espacial.

Objetivos

O Curso de Pós-graduação (Especialização Avançada) em Gestão de Unidades de Turismo em Espaço Rural ministrado pela Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão em parceria com o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril proporciona a aquisição de conhecimentos e competências essenciais na Gestão de Unidades de Turismo em Espaço Rural.

Neste seguimento, os principais objetivos são:

  • Desenvolver as competências na área da Gestão de Unidades de Turismo em Espaço Rural, privilegiando uma perspetiva integrada ao nível do desenvolvimento e implementação de políticas e planos de ação em Empreendimentos Turísticos em espaço rural;
  • Satisfazer as necessidades de formação de todos os que pretendem iniciar a sua atividade profissional em Unidades de Turismo em Espaço Rural;
  • Melhorar os conhecimentos e competências das pessoas que já exercem a sua atividade profissional em Unidades de Turismo em Espaço Rural;
  • Dotar os estudantes de competências técnicas de gestão, em diversas vertentes, dominando as principais tendências de gestão, os novos conceitos hoteleiros e as novas tendências;
  • Evidenciar o domínio de técnicas de gestão das diferentes áreas operacionais das unidades hoteleiras, em especial de Alimentação e Bebidas e de Alojamento, permitindo o aumento da rentabilidade;
  • Conceber e implementar sistemas de informação para a gestão, bem como utilizar as novas ferramentas de marketing digital, de forma a potenciar a rentabilidade da Unidade Hoteleira;
  • Ampliar a capacidade analítica, metodológica e de atuação dos participantes para a gestão em Unidades de Turismo em Espaço Rural.

Destinatários

Este curso destina-se preferencialmente a:

Titulares do grau de licenciado, ou seu equivalente legal, em qualquer área de conhecimento, obtido em Universidades Portuguesas ou estrangeiras;
Profissionais que pretendam adquirir e desenvolver conhecimentos e competências para o exercício das funções em Unidades TER;
Proprietários e/ou gestores de Unidades de Turismo em Espaço Rural;
Profissionais que pretendam adquirir e desenvolver um Projeto numa Unidade de Turismo em Espaço Rural;
Detentores de um Curriculum escolar, científico ou profissional compatível com as temáticas do Curso e cuja preparação científica seja considerada adequada ao ciclo de estudos;

Competências

1. Competências genéricas

Segundo Bolonha, compreende-se como competências genéricas as entendidas como competências globais, comuns aos diversos cursos de formação universitária e que poderão revestir carácter instrumental (capacidades cognitivas, metodológicas, técnicas e linguísticas),

interpessoal (capacidades individuais desenvolvidas em ambientes de cooperação, decisão e interação social) ou sistémico (capacidades de adaptação e liderança, de iniciativa e criatividade).

Neste sentido, pretende-se como competências genéricas:

a.  Desenvolvimento de competências profissionais adequadas para o desempenho de funções operativas e de gestão em Unidades de Turismo em Espaço Rural;

2. Competências específicas

  • Obter conhecimentos e competências técnicas organizativas e de gestão em Unidades de Turismo em Espaço Rural;
  • Domínio dos conceitos base e técnicas de avaliação de projetos em Unidades de Turismo em Espaço Rural;
  • Desenvolver capacidades de liderança, decisão e negociação em unidades de TER;
  • Organizar e assegurar a aplicação eficiente dos recursos financeiros em unidades de TER;
  • Desenvolver estratégias de marketing e de comunicação nas Unidades de Turismo em Espaço Rural;
  • Saber organizar e acompanhar atividades em Unidades de Turismo em Espaço Rural;
  • Dominar teorias de gestão estratégica, métodos e técnicas de administração financeira e de gestão de recursos humanos;
  • Demonstrar uma preocupação constante com a inovação de produtos e serviços em Unidades de Turismo em Espaço Rural;
  • Ter capacidade para integrar o racional especifico de uma unidade de turismo em espaço rural na estratégia macro do destino turístico em que se insere;
  • Participar com relevância nas atividades associativas do setor e do TER, bem como nas da Destination Management Organization em que se integra.

Candidaturas

Candidaturas 2015/2016


01 Fazer o download e ler atentamente o Edital do Concurso de Acesso ao Curso de Pós-graduação em Gestão de Unidades de Turismo em Espaço Rural - Descarregar Edital

02 Fazer o download do boletim de candidatura, imprimir e proceder ao seu preenchimento - Descarregar Boletim de Candidatura

03 Anexar os documentos exigidos no Edital do Concurso de Acesso à Pós-Graduação
Entregar os documentos de candidatura nos Serviços Académicos da ESEIG ou enviar por correio registado com aviso de recepção para:
Presidente
da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto
Rua D. Sancho I, 981
4480-876 Vila do Conde

04 Prazo de apresentação da candidatura:
1.ª Fase: 5 de junho a 9 de julho de 2015
2.ª Fase: 24 de agosto a 10 de setembro de 2015
3.ª Fase: 1 a 6 de outubro de 2015

05 Taxa de candidatura: 60€ (sessenta euros)
Os dados para o pagamento da taxa de candidatura são:
Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão
NIB: 078101120112001203719

Ou através do envio de um cheque, com referência "Pagamento de taxa de  candidatura ao Pós-graduação em Gestão de Unidades de Turismo em Espaço Rural - 2014/2015" no envelope de remessa para:
Presidente
da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto
Rua D. Sancho I, 981
4480-876 Vila do Conde

Plano de Estudos

    Tempo de Trabalho (horas)  
Unidade Curricular Tipo Total Contacto ECTS
Turismo em Espaço Rural Semestral / 1.º 135 TP: 24 5
Marketing aplicado ao TER Semestral / 1.º 135 TP: 24 5
Food & Beverage: aplicação Semestral / 1.º 135 TP: 24 5
Património e Arquitetura Tradicional Semestral / 1.º 135 TP: 24 5
Empreendedorismo e Plano de Negócios Semestral / 1.º 135 TP: 24 5
Animação e Informação Turística Semestral / 1.º 135 TP: 24 5
Food & Beverage: gestão Semestral / 2.º 135 TP: 24 5
Gestão de Alojamento Semestral / 2.º 135 TP: 24 5
Gestão Financeira e Controlo de Gestão Semestral / 2.º 135 TP: 24 5
Gestão de Qualidade e Certificação do TER Semestral / 2.º 135 TP: 24 5
Gestão de Eventos Semestral / 2.º 135 TP: 24 5
Seminários Técnicos Semestral / 2.º 135 S: 24 5

IMPRIMIR



Funcionamento/Propina

O Curso de Pós-graduação (Especialização Avançada) em Gestão de Unidades de Turismo em Espaço Rural tem uma duração de 288 horas, distribuídas por dois semestres letivos.

Os materiais de apoio e de consulta fornecidos ao longo das aulas serão, sempre que possível, disponibilizados nas páginas web das unidades curriculares da Pós-Graduação.

Propina anual: 1500€ (2015/2016)

1ª Prestação - 375€ no ato da matrícula
2ª Prestação - 375€ até 8 de janeiro de 2016
3ª Prestação - 375€ até 9 de março de 2016
4ª Prestação - 375€ até 9 de maio de 2016

Autenticação

Utilize as mesmas credenciais de acesso ao Portal Académico