Direção Financeira de Empreendimentos Turísticos e Hoteleiros

Geral

O curso de especialização pós graduada em Direção Financeira de Empreendimentos Turísticos e Hoteleiros, é um curso que pretende aprofundar os conhecimentos e o desenvolvimento de competências na gestão financeira de unidades hoteleiras, com forte enfoque nas competências para o saber fazer.

Objetivos

Pretende-se proporcionar aos Estudantes uma valorização curricular com objetivo de fomentar um rápido e/ou melhor desempenho profissional na área financeira deste setor económico de atividade.

Destinatários

O curso de especialização pós graduada em Direção Financeira de Empreendimentos Turísticos e Hoteleiros, pode ser frequentada por detentores de formação superior em cursos da área afins, bem como todos aqueles que, estando a trabalhar na área da hotelaria e turismo, ou aqueles que, cientes da importância estratégica deste, pretendam enveredar por tais atividades profissionais.

Candidaturas

Condições de acesso:

  • Titulares do grau de licenciatura ou equivalente legal, ou superior.
  • Titulares de grau académico estrangeiro, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo, com ou sem formação académica.
  • Não licenciados, mas detentores de um currículo profissional que seja reconhecido, pelo Conselho Científico da escola, como atestando capacidade para a realização do curso.
  • Bacharéis ou Equiparados do Ensino Superior Universitário e Politécnico detentores de outras licenciaturas;
  • Não detentores de grau académico que demonstrem ter currículo e experiência profissional relevante e que exerçam funções nas áreas afins.

Critérios de seleção e seriação

Os candidatos que preencham as condições de acesso serão seriados de acordo com os seguintes critérios:

  • Classificações das habilitações literárias, ponderadas de acordo com o nível de formação e com a área científica;
  • Currículo profissional.
  • Entrevistas aos candidatos, quando necessário para situação de desempate.
     

Plano de Estudos

    Tempo de Trabalho (horas)  
Unidade Curricular Trimeste Total Contacto ECTS
Fundamentos de Contabilidade 1.º 135 36 5
Sistema Tributário Português 1.º 108 36 4
Gestão de Tesouraria 1.º 81 28 3
Contabilidade de Gestão 1.º 135 36 5
Revenue Management 1.º 81 28 3
Gestão Orçamental 2.º 81 18 3
Controlo de Gestão 2.º 81 18 3
Complementos de Gestão Financeira 2.º 108 36 4
Análise de Relatórios Financeiros 2.º 81 28 3
Controlo Interno em Hotelaria 2.º 81 36 3
Gestão e Avaliação de Projetos 2.º 108 28 4
Formação em contexto de trabalho 3.º 486 386 18
Seminários temáticos 3.º 54 24 2

Funcionamento

O curso decorrerá nas instalações da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto tem a duração máxima de um ano letivo, dividido em três períodos com duração útil de 14 semanas cada e está organizado pelo sistema de ECTS. As aulas decorrerão em período pós-laboral.

A obtenção do título de Pós Graduado depende da frequência e aprovação em 60 ECTS, sendo que 40 ECTS correspondem a unidades curriculares de frequência obrigatória e os restantes, decorrem da opção do estudante, entre a frequência de 20 ECTS de formação em contexto de trabalho ou em sala de aula.

Aos participantes que frequentarem 80% das aulas do curso de especialização pós graduada e não tiverem realizado, com aproveitamento toda a avaliação prevista, será atribuído um certificado de frequência.
As aulas serão lecionadas por docentes do ensino superior politécnico e universitário e por especialistas em áreas chave do curso.

O curso pode ser frequentado em regime de unidades curriculares avulsas, sendo atribuídos créditos ECTS apenas aos estudantes que, satisfazendo as condições de acesso a esta pós-graduação, obtenham aprovação na pós-graduação ou a unidades curriculares integrantes do seu plano curricular.
 

Autenticação

Utilize as mesmas credenciais de acesso ao Portal Académico