Curso a ser lecionado no ISCAP no ano letivo 2016/17
+ info.

A gestão de recursos humanos tem vindo a assumir um papel de mudança e redefinição. Cada vez mais, estes profissionais têm que demonstrar que as empresas necessitam de criar valor através da sua função recursos humanos, para maximizar a sua competitividade. Para responder aos novos desafios, as empresas necessitam de ter gestores de recursos humanos que atuem eficiente e eficazmente ao nível das necessidades de curto prazo mas que ajudem a garantir o sucesso organizacional a longo prazo. A qualificação de profissionais da gestão e desenvolvimento de recursos humanos é um dos desafios prioritários para que as empresas possam estar preparadas para defender o seu mercado doméstico e, ao mesmo tempo, para se afirmarem em mercados emergentes como o Brasil e a China.  Continuar a lerDora Martins

Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos

Geral

Objetivos

O Curso de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento dos Recursos Humanos assume como seus objetivos:

  • Contribuir para a inovação na gestão estratégica de recursos humanos;
  • Fomentar o desenvolvimento contínuo dos processos estratégicos e operacionais na área da gestão das pessoas e organizações;
  • Formar Gestores de Recursos Humanos com competências para projetar a melhoria contínua na área dos Recursos Humanos e;
  • Proporcionar uma especialização de natureza profissionalizante na área de Gestão do Desenvolvimento dos Recursos Humanos.

Destinatários

Nos termos do artº 17º do Decreto-Lei nº 74/2006, atualizado pelo Decreto-Lei nº 107/2008, de 25 de junho, podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre os:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola;
d) Detentores de um currículo escolar, científico e/ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da Escola.

Admitem-se candidatos das seguintes áreas: ciências sociais, ciências humanas, ciências empresariais, com ou sem experiência profissional prévia.

Saídas Profissionais

Direção de Recursos Humanos de organizações privadas ou públicas, com operações nacionais e/ou internacionais
Assessoria de Recursos humanos
Consultoria de Recursos humanos
Quadros técnicos especialistas em Recursos Humanos

Qualificações adicionais atribuídas durante o curso:

1. Qualificação de auditor interno na NP 4427. A frequência e aprovação dos conteúdos Interpretação da NP 4427:2004 - Sistemas de Gestão de Recursos Humanos (16h) e Boas Práticas APCER de Auditorias ISO 19011 (16h), integrados nas UC´s Seminários de Gestão e Desenvolvimento de RH I e Seminários de Gestão e Desenvolvimento de RH II, conferem a qualificação de auditor interno na NP 4427, reconhecida pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação);

2. Qualificação de avaliador de competências. A frequência e respetiva aprovação numa parte dos conteúdos (a definir pela docente responsável) da UC Avaliação e Gestão de Competências conferem a qualificação de avaliador de competências, reconhecida pela Pessoas e Sistemas

Creditação de formação anteriormente obtida

Os candidatos poderão ver creditada alguma formação, desde que em área específica adequada. O processo é feito por solicitação do estudante, mediante requerimento próprio para o efeito.

Ofertas de Emprego para estudantes

A coordenação de curso divulga regularmente ofertas de emprego dirigidas a estudantes do curso de mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, por e-mail e plataforma moodle.
No ano letivo 2013/2014 foram divulgadas mais de 30 ofertas de emprego no âmbito da GDRH.

Protocolos Interinstitucionais

Protocolo de colaboração entre a ESEIG e a APCER

Protocolo de colaboração entre a ESEIG e Pessoas e Sistemas

Candidaturas

Candidaturas 2016/2017


Candidaturas feitas no ISCAP através do link: http://www.iscap.ipp.pt/site/php/destaques_detail.php?dst=366

Descarregar edital

Plano de Estudos

O Plano de Estudos do curso de Mestrado em GDRH da ESEIG foi publicado em Diário da República, 2.ª série — N.º 184 — 23 de setembro de 2011, com o Despacho nº 12777/2011 da Sr.ª Presidente do Instituto Politécnico do Porto, após decisão favorável da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e do registo, com a Ref.ª R/A – Cr 131/2011, na Direção-Geral do Ensino Superior.

1.º Ano

Unidade Curricular Tipo Horas de Contacto ECTS
Gestão Estratégica de Recursos Humanos Semestral / 1.º 48 6
Processos de Gestão de Recursos Humanos Semestral / 1.º 48 6
Gestão Internacional de Recursos Humanos Semestral / 1.º 24 3
Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida Semestral / 1.º 24 3
Metodologias de Investigação e Projecto em RH I Semestral / 1.º 48 6
Seminários de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos I Semestral / 1.º 48 6
Gestão do Capital Humano e do Conhecimento Semestral / 2.º 48 6
Avaliação e Gestão de Competências Semestral / 2.º 48 6
Liderança e Gestão de Pessoas Semestral / 2.º 24 3
Marketing e Comunicação em RH Semestral / 2.º 24 3
Metodologias de Investigação e Projecto em RH II Semestral / 2.º 48 6
Seminários de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos II Semestral / 2.º 48 6

IMPRIMIR



Funcionamento/Propina

Opções de frequência do curso

  • Regime integral (2 ano letivos).
  • Regime parcial (3 anos letivos, sendo a parte curricular dividida em dois anos letivos). Nesta opção, o estudante pode inscrever-se apenas em 50% dos créditos definidos para o 1.º ano curricular do curso, tendo uma redução no valor da propina.

Diploma de Especialização Pós Graduada

Os estudantes, mediante a aprovação em todas as unidades curriculares dos dois primeiros semestres do plano de estudos (60 ECTS), poderão requerer a emissão do diploma de especialização Pós Graduada em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos.

 

O Curso decorre nas instalações da ESEIG, em horário pós-laboral, com cerca de 15 horas semanais de aulas. Os materiais de apoio e consulta distribuídos nas aulas serão, sempre que possível, disponibilizados nas páginas web das unidades curriculares do Curso.

Os Estudantes têm acesso à Biblioteca da ESEIG, a salas de computadores, ao sistema de conexão à Internet sem fios nas instalações da ESEIG, e ainda a bases de dados estatísticas sobre empresas portuguesas.

As aulas decorrem à terça, quinta e sexta feira (pós-laboral) e aos sábados de manhã.

Propina

1.º Ano: 1500€
2.º Ano: 1200€

Pagamento de Propinas:

Numa única prestação no ato da inscrição/matrícula ou em 10 prestações:

1.ª - 10% no ato da matrícula/inscrição
2.ª - 10% até 30 de outubro;
3.ª - 10% até 30 de novembro;
4.ª - 10% até 30 de janeiro;
5.ª - 10% até 28 de fevereiro;
6.ª - 10% até 30 de março;
7.ª - 10% até 30 de abril;
8.ª - 10% até 30 de maio;
9.ª - 10% até 30 de junho;
10.ª - 10% até 30 de julho.

Normas e Regulamentos

Avaliação/Acreditação

Estado da Acreditação: Acreditado

Período da Acreditação: 6 anos

Data da Publicação: 16-05-2011

Deliberação da A3ES

Autenticação

Utilize as mesmas credenciais de acesso ao Portal Académico