Finanças Empresariais - 2016/2017: curso do ISCAP a funcionar no Campus de Vila do Conde /Póvoa de Varzim

Finanças Empresariais

Geral

Objetivos

As Finanças Empresariais, desenvolvidas no atual contexto de gestão de empresas, têm constituído um especial instrumento de gestão para criação do valor da empresa.

O Mestrado em Finanças Empresariais tem por objetivo fornecer uma formação especializada, altamente qualificada, no domínio da gestão financeira das empresas. Apresenta uma vertente predominantemente profissionalizante, onde se acentua o conhecimento técnico/científico e a sua aplicação prática, visando satisfazer as necessidades de formação das pessoas que pretendem fazer carreira em gestão financeira das empresas, bem como daqueles que já trabalham e pretendem melhorar os seus conhecimentos.

Destinatários

"Nos termos do artº 17º do Decreto-Lei nº 74/2006, atualizado pelo Decreto-Lei nº 107/2008, de 25 de Junho, podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Finanças Empresariais os:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG);
  • Detentores de um currículo escolar, científico e profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESEIG."

Saídas Profissionais

O Mestrado em Finanças Empresariais proporciona competências profissionais para o exercício da função financeira nas organizações, em particular, para o exercício de planeamento financeiro, elaboração de planos estratégicos, planeamento do risco, racionalização de recursos, reestruturação de empresas e gestão financeira internacional.

Organização

O Mestrado em Finanças Empresariais encontra-se organizado em 14 unidades curriculares, "sendo a área científica predominante a de Gestão (Finanças) e tem a duração de quatro semestres.

Os dois primeiros semestres, com uma natureza letiva, consistem em 11 unidades curriculares, que proporcionam uma formação especializada e avançada nas diversas vertentes das Finanças Empresariais e evidencia a opção por uma abordagem multidisciplinar com um contributo de unidades curriculares de várias áreas científicas. O plano formativo contempla, neste sentido, unidades curriculares fundamentais das Finanças Corporativas como sejam: Avaliação de Investimentos, Gestão de Risco, Reestruturações, Fusões e Aquisições, Finanças Internacionais, Financiamento de Investimentos ou Complementos de Controlo de Gestão. Foram ainda contempladas unidades curriculares nas áreas científicas da Fiscalidade (Fiscalidade Internacional), Economia (Economia Monetária, Financiamento e Instituições Financeiras) e Matemática (Métodos Quantitativos aplicados às Finanças). No 2º semestre a unidade curricular de Seminários de Investigação prepara os alunos para a decisão a tomar quanto ao tema da Dissertação, Relatório de Estágio ou de Projeto a desenvolver no 2º ano.

No 3º semestre, os Estudantes frequentam a unidade curricular de Seminários que tem por objetivo a partilha de conhecimentos e experiências, procedendo-se ao convite de individualidades de referência, entre académicos e profissionais, na área das Finanças Empresariais. Serão igualmente apresentados e discutidos trabalhos de investigação já realizados e em curso, permitindo aos Estudantes identificar e discutir áreas e processos de investigação com interesse para o seu trabalho em desenvolvimento. Nesses seminários, os estudantes tomarão contato com aplicações empíricas, o que permitirá ilustrar as potencialidades da aplicação dos instrumentos analíticos à realidade que se quer estudar.

Em simultâneo, mas durante um ano, os estudantes podem optar pela realização de uma Dissertação, um Trabalho de Projeto ou um Estágio, objeto de relatório.

A concessão do grau de mestre pressupõe a aprovação em todas as unidades curriculares e a elaboração, discussão e aprovação da Dissertação/Trabalho de Projeto/Relatório de Estágio."

Candidaturas

Candidaturas 2016/2017


Candidaturas feitas no ISCAP através do link: http://www.iscap.ipp.pt/site/php/destaques_detail.php?dst=366

Descarregar edital

Plano de Estudos

NOVO PLANO DE ESTUDOS

1.º Ano

    Tempo de Trabalho (horas)  
Unidade Curricular Tipo Total Contacto ECTS
Fiscalidade Internacional Semestral / 1.º 32 TP:24; S:3; OT:5 3
Fundamentos de Finanças Semestral / 1.º 40 TP:32; S:4 ;OT:4 6
Economia Monetária, Financiamento e Instituições Financeiras Semestral / 1.º 48 TP:40; S:3; OT:5 7
Métodos Quantitativos em Finanças Semestral / 1.º 64 TP:48 ; S:6; OT: 10 6
Avaliação de Investimentos Semestral / 1.º 64 TP:48; S:6; OT:10 8
Gestão do Risco Semestral / 2.º 40 TP:32 ; S:3; OT: 6 5
Reestruturações, Fusões e Aquisições Semestral / 2.º 48 TP:32; S:6; OT: 10 6
Finanças Internacionais Semestral / 2.º 40 TP:32 ; S:3; OT:5 5
Financiamento de Investimentos Semestral / 2.º 48 TP:40; S:4; OT:4 6
Complementos de Controlo e de Gestão Semestral / 2.º 48 TP:40; S:4 ; OT:4 5
Seminários de Investigação Semestral / 2.º 32 TP:24; S:0; OT: 14 3

Funcionamento/Propinas

O Curso, embora coordenado pelo ISCAP, decorre nas instalações de Vila do Conde do Politécnico do Porto, em horário pós-laboral, com cerca de 12 horas semanais de aulas. Os materiais de apoio e consulta distribuídos nas aulas serão, sempre que possível, disponibilizados nas páginas web das unidades curriculares do Curso.

Os Estudantes têm acesso às Bibliotecas do Politécnico do Porto, a salas de computadores, ao sistema de conexão à Internet sem fios nas instalações de Vila do Conde do Politécnico do Porto, e ainda a bases de dados estatísticas sobre empresas portuguesas.Propina

Propina: 1250€/Ano

Normas e Regulamentos

Normas e Regulamentos em 2015/2016

Avaliação/Acreditação

Estado da Acreditação: Acreditado

Período da Acreditação: 2 anos

Data da Publicação: 30-09-2015

Deliberação da A3ES

Autenticação

Utilize as mesmas credenciais de acesso ao Portal Académico