Gestão de Actividades Turísticas

Geral

Objetivos

A criação da Licenciatura de Gestão de Atividades Turísticas resultou de uma análise ponderada quer das necessidades e exigências atuais do mercado de trabalho, quer de uma reflexão aprofundada da conjuntura europeia e mundial, em termos de relação entre o ensino e a empregabilidade.

Pretende-se formar quadros médios para o setor do Turismo, atividade económica de grande importância para o país e em crescente expansão, que possam desenvolver atividades nas áreas de:

  • Planeamento e desenvolvimento do turismo em organismos centrais, regionais e autárquicos;
  • Gestão e marketing de empreendimentos hoteleiros, agências de viagens, transportadoras aéreas e empresas de cruzeiros;
  • Organização e gestão de eventos em diferentes empresas e instituições;
  • Gestão e operacionalização de produtos turísticos;
  • Gestão do património natural e cultural.

Saídas Profissionais

  • Empresas e organizações privadas do setor do turismo (operadores turísticos, agência de viagens, transportadoras aéreas, marítimas e terrestres, empresas de organização de eventos sociais, aventura, desporto, etc., empresas de organização de feiras e congressos, parques naturais e temáticos, hotéis e casinos, empresas de rent-a-car, empresas de cruzeiros, complexos turísticos e lazer);
  • Administração central, regional e local de turismo (câmaras municipais, juntas de turismo, regiões de turismo, museus).

Acesso

Regime normal por via do Concurso Nacional


Condições de Acesso
Uma das seguintes provas de ingresso:
(04) Economia
(09) Geografia
(18) Português

Condições Mínimas
Nota de Candidatura: 95 pontos
Provas de Ingresso: 95 pontos

Sugere-se a consulta do Website de acesso ao ensino superior da Direção Geral do Ensino Superior:
http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/FormasdeAcesso/

Outros regimes previstos na lei:

  • Concursos Especiais: Maiores de 23 anos, Titulares de cursos superiores, médios e diplomas de especialização tecnológica;
  • Reingressos, mudanças de curso e transferências;
  • Regimes especiais.

Candidaturas: https://portal.ipp.pt/destaques/prnoticias.aspx

Regime: Diurno e Nocturno
Duração da Formação: 6 Semestres
Grau Conferido: Licenciatura

Plano de estudos

1.º Ano

Unidade Curricular Tipologia ECTS
Introdução ao Turismo 1.º Semestre 5
Sistemas de Informação Aplicados ao Turismo 1.º Semestre 5
Inglês Aplicado ao Turismo I 1.º Semestre 5
Métodos Quantitativos I 1.º Semestre 5
Métodos e Técnicas de Investigação 1.º Semestre 5
Introdução ao Direito 1.º Semestre 5
Marketing Turístico 2.º Semestre 5
Sistemas de Informação Geográfica aplicados ao Turismo 2.º Semestre 5
Inglês Aplicado ao Turismo II 2.º Semestre 5
Métodos Quantitativos II 2.º Semestre 5
Direito e Legislação do Turismo 2.º Semestre 5
Introdução à Gestão de Empresas 2.º Semestre 5

NOTA: Os estudantes devem escolher uma das duas opções disponíveis (opções condicionadas I a IV)

Propinas

Propina: 950€ / Ano
Pagamento de Propinas:

Numa única prestação no ato da inscrição/matrícula ou em 10 prestações:

1.ª - 10% no ato da matrícula/inscrição
2.ª - 10% até 30 de outubro;
3.ª - 10% até 30 de novembro;
4.ª - 10% até 30 de janeiro;
5.ª - 10% até 28 de fevereiro;
6.ª - 10% até 30 de março;
7.ª - 10% até 30 de abril;
8.ª - 10% até 30 de maio;
9.ª - 10% até 30 de junho;
10.ª - 10% até 30 de julho.

Avaliação/Acreditação

Estado da Acreditação: Acreditado

Período da Acreditação: 3 anos

Data da Publicação: 14-03-2014

Deliberação da A3ES

Autenticação

Utilize as mesmas credenciais de acesso ao Portal Académico