Design

Geral

Objetivos

Este curso visa preparar os alunos para atividades práticas intelectuais características de um designer. Os alunos irão adquirir conhecimentos sobre as novas tecnologias, sobre como pensar visualmente e como aplicar uma análise crítica ao seu próprio trabalho e ao de outrem. O curso irá gerar trabalhos de alta qualidade sob a influência de professores convidados e de períodos de estágio em estúdio.

Ao longo do curso, e através da frequência de seminários e da realização de trabalhos académicos, os alunos terão a oportunidade de demonstrar a sua consciência crítica e a sua capacidade de autoanálise e irão adquirir uma perspectiva que ultrapasse os requisitos técnicos de uma carreira em Design.

O plano do curso pretende:

  • Proporcionar um enquadramento propício ao desenvolvimento de aptidões vocacionais e de sensibilidade artística;
  • Formar designers que sejam simultaneamente versáteis e responsáveis;
  • Criar trabalho original com base num sólido conhecimento de diversidade de meios de comunicação e tecnologias existentes;
  • Utilizar uma variedade de estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação capazes de apoiar cada aluno na sua ação e pensamento individual e coletivo.

O 1º Ciclo (licenciatura) divide-se em dois ramos:

  • Design Gráfico e Publicidade
  • Design Industrial

Em cada um dos ramos, foram definidos curricula específicos, compostos por dois tipos de disciplinas complementares: disciplina de especialização e disciplinas de base que, sendo igualmente relevantes para o designer, irão dotar o aluno de competências transferíveis para além das múltiplas vertentes de uma carreira em design.

No âmbito do trabalho do curso, é realizada uma variedade de projetos reais de design, de investigação e de cooperação com a comunidade.

Saídas Profissionais

Ramo de Design Gráfico e Publicidade: Funções na área do design gráfico e de publicidade, em agências de publicidade, em gabinetes de design gráfico, como designer independente, em órgãos de comunicação social: jornais, revistas, estações de televisão, entre outras.

Ramo de Design Industrial: Funções na área do design industrial, integrado em empresas em setores como os do calçado, têxteis, mobiliário, indústria da cerâmica, do vidro, dos plásticos, embalagem, indústria automóvel, equipamento elétrico e eletrónico, etc.

Acesso

Regime normal por via do Concurso Nacional


Condições de Acesso
Uma das seguintes provas de Ingresso:
(03) Desenho
(10) Geometria Descritiva
(12) História da Cultura e Artes

Condições Mínimas
Nota de Candidatura: 95 pontos
Provas de Ingresso: 95 pontos

Pré-requisitos: GRUPO K - Aptidão Vocacional

Sugere-se a consulta do Website de acesso ao ensino superior da Direção Geral do Ensino Superior:
http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/FormasdeAcesso/

Outros regimes previstos na lei:

  • Concursos Especiais: Maiores de 23 anos, Titulares de cursos superiores, médios e diplomas de especialização tecnológica;
  • Reingressos, mudanças de curso e transferências;
  • Regimes especiais.

Candidaturas: https://portal.ipp.pt/destaques/prnoticias.aspx

Regime: Diurno
Duração da Formação: 6 Semestres
Grau Conferido: Licenciatura

Plano de estudos - DGP

Design gráfico e Publicidade
 

1.º Ano

Unidade Curricular Tipologia ECTS
Estudos de Design Anual 18
Estudos Visuais Anual 9
Estudos e Projectos Interdisciplinares Anual 9
Informática I 1.º Semestre 6
Design no Contexto I 1.º Semestre 6
Comunicação e Marketing I 2.º Semestre 6
Produção Digital 2.º Semestre 6

IMPRIMIR - Design Gráfico e Publicidade

 

Plano de Estudos - DI

Design Industrial
 

1.º Ano

Unidade Curricular Tipologia ECTS
Estudos de Design Anual 18
Estudos Visuais Anual 9
Estudos e Projectos Interdisciplinares Anual 9
Informática I 1.º Semestre 6
Design no Contexto I 1.º Semestre 6
Comunicação e Marketing I 2.º Semestre 6
Produção Digital 2.º Semestre 6

IMPRIMIR - Design industrial

 

Propinas

Propina: 950€ / Ano
Pagamento de Propinas:

Numa única prestação no ato da inscrição/matrícula ou em 10 prestações:

1.ª - 10% no ato da matrícula/inscrição
2.ª - 10% até 30 de outubro;
3.ª - 10% até 30 de novembro;
4.ª - 10% até 30 de janeiro;
5.ª - 10% até 28 de fevereiro;
6.ª - 10% até 30 de março;
7.ª - 10% até 30 de abril;
8.ª - 10% até 30 de maio;
9.ª - 10% até 30 de junho;
10.ª - 10% até 30 de julho.

Avaliação/Acreditação

Estado da Acreditação: Acreditado Preliminarmente

Período da Acreditação: 5 anos (prazo máximo)

Data da Publicação: 12-12-2011

Deliberação da A3ES

Autenticação

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